domingo, 12 de junho de 2011

Continuando a devorar alcatrão...

6:30H da manhã de sábado saio eu para mais uma volta na fininha....Ideias para uma grande volta tinha eu, mas será que tinha pernas e cabeça?!! A minha ideia era ambiciosa para alguém que ainda não tem grande estaleca na estrada!

Bem mas lá fui eu aproveitando o facto que conhecer cada vez melhor o meu corpo e ritmo e também embalado por cada vez mais conhecer pior os meus limites!!

O sol ainda se levantava e estava fresco o ar, mas lá me aguentei como mais ou menos frio até Fafe! Apartir daqui comecei a subir até á Lameira, onde na recta apanhei um susto devido a uma distração, mas no problem!! Até Mondim nada de novo há a registar!!
Comecei a subir para o Monte Farinha e logo a seguir ao parque de merendas, já com pessoal a marcar mesa, e parei para encher água numa fonte improvisada que vem pelo antigo aqueduto que abastecia/abastece a vila, aproveitei para comer uma barrita também para que as suas migalhas me ficassem no meio dos dentes para ter que comer em toda a subida(brincadeira)!!
Arranquei...Um ciclista colou-se a mim e eu pensei cá para mim que ia ter companhia para toda a subida! Rapidamente começamos a falar e dizer umas asneiras! Ao meu ritmo, visto que o dele seria largamente superior ao meu ainda por cima estava a arrancar fresco de Mondim e só iria fazer a subida, fomos sempre ao meu ritmo e ele foi uma excelente companhia e a quem envio um cumprimento pela moral que me foi dando!
Cheguei ao topo numa boa, na minha cabeça isto não seria mais do que um aquecimento para o resto que aí vinha!

Esta foto regista o momento da chegada ao topo, ainda se conseguia sorrir!
Despedidas à parte e comecei a descer até aqui....
Segui para Vilar de Ferreiros!
Aguardava-me uma dura subida, passei por Vilarinho e Bilhó! Logo depois da aldeia parei para verter/abastecer águas
Virei á esquerda para Bobal, uma curta e das ultimas subidas tinha pela frente...Para ajudar, passou-me algo pela frente e pela mente.... "Houston, we have a problem"! Uns belos exemplares de animais bovinos apresentavam-se a barrar a estrada e eu ali, com uma bicicleta vermelha e uma ferida num dedo com mercúrio bem vermelho mesmo a desafiar aqueles lindos e aguçados cornos! Fiquei á espera a ver se eles se mexiam, nada.... Eis que passa uma Iveco a puxar bem e lentamente na subida, solução: meti-me no cone da carrinha e ultrapassei este obstáculo e nem parei para olhar para trás visto que eles têm tração ás 4 e eu apenas a duas e cansadas!!! eheh
Continuei para Bobal e logo de seguida Anta!!

Aqui o alcatrão começou mais duro um pouco, mas é tão belo! Se há estrada que sabe bem fazer, certamente esta é uma delas! A quem tiver hipótese, recomendo!
Após ter tirado esta excelente fotografia prossegui mas não por muito tempo.
Acho que ter reparado/parado nesta placa me trouxe alguma musica ao caminho!
Ando á dias e ver um filme sobre os caminhos de Santiago, "The Way" e tem uma musica que eu desconhecia e os peregrinos usam...."it's a long way to Santiago, it's a long way too do...."
E ao sabor e ritmo desta musica, prossegui!!
Lamas de Ôlo estava próximo e também um dos meus objetivos!!
Já tinha passado inúmeras vezes pela aldeia e não fiz questão de uma passagem pelo "centro", não vá a senhora bem humorada do café me querer fazer a folha!!

P.S. é das poucas vezes que passo aqui, com sol!!
Bem, se queriam ver o meu sorriso na chegada á Barragem do Alvão....A sério é uma sensação excelente, sentia-me um puto vá....
A passagem pelo topo assinalou a passagem pelos 1080m de altitude e também os 100klm's da minha meia jornada!!
Sentia-me mesmo bem, pensava para mim :"agora já te podem sair os músculos porque o que queria está feito e com distinção"....
Depois de alguma contemplação e fotos, comecei a descer até Vila Real! Faltavam 10klm's pela estrada M313 até á cidade que para mim tem um gosto especial visitar por muitos e bons momentos que por lá vivi!!
Depois de um curto passeio pela cidade para ver as novidades, procurava então a N15...Placas que são bonitas nada, mau...
Perguntei a um transeunte que me indicou e mal saí da cidade uma fonte e uns banquinhos me chamaram para um banquete!! Foi hora de trocar o peso que arrastava de sitio a ver se ele era mais útil! Depois de comer fiz-me á estrada, sinceramente não sabia bem o que a N15 me esperava mas vamos indo e vamos vendo pensei eu!!
A certo ponto da escalada até ao Alto de Espinho e no fim de uma aldeia que não registei o nome o alcatrão fica tipo tabaco para mim....Improprio para consumo!! Para quem não conhece passo a avisar que o seu estado é lastimoso e torna a subida mais dura do que na realidade é!
Devagar lá cheguei ao topo, fui observando as grandiosas obras no túnel do Marão e em seu redor...Incrível como nos sentimos pequenos por vezes!

Alto de Espinho
Aqui começaria uma das partes mais esperadas para mim do percurso, a descida até Amarante que para mim iria servir de contemplação e também para descanso!
Comecei a descer e fiz uma paragem para verter/abastecer águas!!
Penso que até Amarante mais vale estar calado....
Passagem por Padronêlo, ainda me terei lembrado de comer um pouco do famoso pão da região...Mas fiz escala na cidade e comi, com São Gonçalo a olhar para mim uma bela bola de berlim
Depois desta pequena pausa segui pois ainda tinha umas subidas pela frente e as pernas iam dizer de si por elas fora....
Iniciei então a subida para o Alto da Lixa, pelo meio paragem estratégica para comprar fruta, coisa que já não sabia o que era desde que peguei na bicicleta, e que bem que soube!
Na cidade da Lixa segui por Felgueiras em direção a Vizela! A ideia era subir por Revinhade e depois seguir para casa! Como é óbvio a subida para Revinhade com 10% de inclinação foi feita em pé e a custo, custo esse que foi esquecido 1 minuto depois da chegada ao topo com uma descida!!

Pouco depois estava em casa, e no conforto de algo que me abrange o rabo todo verifiquei estes números graciosos, porque o resto, as emoções estavam bem guardadas comigo e cá ficaram...Vou partilhar alguns dados!!

Como é natural isto mais parece uma qualquer escala de rister no Japão, mas não! É o resultado da minha epopeia!!

Distancia:203klm's
Horas fora de casa: 11:50h
Altitude máxima: 1085m's
Altitude mínima:91m's
Acumulado de subidas: 4225m's
Inclinação máxima:16.04%
Velocidade média 19.78

Adorei isto, era uma ideia que me passava pela cabeça mas claro...Nada melhor que ir para o terreno ver se somos capazes!! Vamos ver o que me trazem os próximos tempos, para já estou de barriga cheia!

Grande abraço a todos

3 comentários:

  1. Uma vez mais, parabéns...Um dos meus lemas é: -Mais vale só, que mal acompanhado...Também é certo que quando estamos sós, é que sentimos falta de (boa)companhia...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns amigo.
    Fico contente por ver que tanto o corpo como a mente estão a 100%, para se concretizar um feito deste nível tem de se estar muito bem, tanto a nível físico como psicológico.!
    Mais uma vez parabéns e continua com o mesmo empenho e a mesma vontade de pedalar.
    Quanto a fazeres tudo isto sozinho, mais uma vez demonstra que és uma pessoa com muita força mental, por isso aproveita-a "naqueles" momentos.!
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Muito bom...adorei.. Continuas fantastico...:P beijinho

    ResponderEliminar