domingo, 24 de julho de 2011

Sra do Viso aka dureza

Andava eu com uma terrível ideia de ir ao Viso, a tão falada subida demolidora e a tão falada subida demolidoraaaaa final andavam a fazer-me comichão!
Algumas voltas à cabeça a contabilizar os estragos que uma ida lá teria e cheguei a uma primeira conclusão para a minha volta! Na pratica tive de encurtar um pouco o empeno porque no dia seguinte tinha um passeio com uns amigos marcado e não queria desfazer-me perante a malta!

Siga viagem!
7:15h saio de casa com um primeiro destino, chegar a Alpendurada e Matos!!
Duas horas depois já lá estava a um ritmo certinho e sem entrar em maluqueiras atrás de 4 atesuados que se cruzaram comigo em Penafiel...Aiiii, enfim!!
Só para contar aqui uma história curta! 4 pessoas ultrapassam-me, começa a subir(ultrapasso 4pessoas), desce, paro para tirar a foto em baixo e sou ultrapassado, na subida para o Torrão ultrapasso,desço, subo para o Marco de Canaveses e sou ultrapassado....Ligo a câmara de filmar psicológica: um cromo tira a mão do guiador no preciso sitio onde havia mais vento lateral!! Resultado? Dois no chão, arranhados, bem arranhados e com a GNR a perguntar se era preciso ajuda! No meu interior pensava: "sim sr agente, um pau para acabar com estas almas que de inteligência têm pouco"....
Depois da chegada ao Marco de Canaveses parei para comer alguma coisa! A cidade é bem bonita e o centro é bastante apetecível para as vistas! Estou a falar dos jardins que a cidade tem, muito bem tratados, só disso claro...........

Depois do pequeno reabastecimento segui para Amarante, a subida é interessante e é um belo rompe pernas! Pouco povoada, é uma excelente alternativa à auto estrada porque não tinha levado a via verde comigo devido ao peso excessivo!
Passei ao lado da cidade do São Gonçalo, o tal que atira bengalas ao ar e faz uma casa onde ela cai, e logo estava na subida na N206 (acho eu upss), que ia dar acesso a Celorico de Basto! O calor era imenso aquela hora, meio dia, e o alcatrão fazia parecer que estava a andar em cima de brasas mas nada que muita agua não tenha resolvido!
Ao longe o belo Monte Farinha, hoje não era para ali( já estou de barriga cheia de lá ir)...
Em Celorico parei num café e comi algo que desse mais um pouco de força para o que me aguardava! Após uma breve paragem perguntei a um transeunde, que era o que não faltava porque a vila estava em festa, onde era a entrada para o Viso. Logo fiquei encorajado com as palavras do Sr. "É melhor você ir por outro sitio porque ali sobe muito e não é fácil"!
Porreiro amigo, era mesmo isso que eu precisava de ouvir. Ao fim de uns minutos arranquei, sem saber onde era a entrada e totalmente desencorajado a subir mas pronto! Haja umas pinturas rupestres a ajudar:
Aqui comecei a pagar a promessa e subi aquilo com vontade...O sol estava bravo mas não desanimou nem fez meter o pé ao chão até ao fim da primeira parte! Depois de cumprir os primeiros 6/7 klm's de subida, desci um pouco. São cerca de 500 metros que dão para relaxar um pouco para a parte pior da subida! Os últimos dois klm's são demoníacos mesmo! É levantar o rabo e usar o peso do corpo para fazer a bicicleta andar! É muito dura mesmo, mas a cabeça estava bem preparada e não se deixou levar pela dureza da subida que com algumas paragens para descanso se foi fazendo.
Quase ao chegar ao topo um jovem colou-se a mim. Vinha ele de Celorico e seguia para Fafe para estar com a namorada! Ahhh valente! Rapidamente o convenci a pedir à namorada uma recompensa pelo esforço que ele estava a fazer! Só tenho a dizer uma coisa: O amor é lindo e faz suar!!!

Bem o Viso já ninguém me tira, está no corpo e no registo! Afinal é como dizem, é uma subida durissima e claro, cheguei ao inicio dela com 110klm's no corpo e o que torna mais complicado um pouco!
Daqui á estrada da Lameira foi rápido!  A minha primeira ideia era descer ao Arco de Baúlhe e subir por Cabeceiras, mas tinha o tal passeio e tinha que me preservar!
Descida até Fafe, rolar até Felgueiras e estocada final até à Santa Quitéria!
A subida é curta e grossa com um piso algo tremido mas nada que não se resolva! Esta subida é mais fama do que proveito mas pronto, ficou no registo!
 Daí até casa foi essencialmente a rolar e sem história pois já ia em contenção de despesas!
Foi um belo passeio sem duvida, estava a precisar de esticar as pernas e a cabeça agradeceu também!!
Vamos a contas:
Klm's percorridos :171
Acumulado: 2938m's
Média: 22.02
Calorias gastas : 5323
Inclinação máxima: 17%  (alguns gps's indicam na subida ao Viso 23%)

Sem comentários:

Enviar um comentário