domingo, 18 de dezembro de 2011

De fininho, na fininha....

Este arrisca-se a ser o post mais longo, ou pelo menos com mais fotos, muito por culpa do local que escolhi para pedalar neste sábado!
Na semana passada vim até Pedras Salgadas com os Kézia e durante o passeio vi alguns locais que me ficaram na cabeça e que me foram tirando o sono durante a semana! Certo é que por cedência do trabalho e do São Pedro lá consegui preparar-me para enfrentar a estrada!
Tinha planeado alguns pontos com ajuda do Googlearth mas decidi ir mais ou menos ao sabor do que a estrada me ia trazendo e assim foi. Sabia que tinha de ter cuidado porque a alta montanha podia trazer até mim a palavra "empeno" e isso a mim, assiste-me pouco até à data e prefiro que continue assim!
Estavam uns belos 4graus à chegada a Pedras Salgadas, que para quem gosta pouco do frio o melhor era não deixar o ar condicionado do carro mas o vicio foi mais forte e lá arranquei já passavam das 9horas. 
Daqui até Vidago foram cerca de 10klm's quase sempre a descer que serviram desde logo para ir fazendo o gosto aos olhos e esquecer o quentinho que estava dentro do carro...

Em Vidago apenas abrandei para uma vista de olhos breve sobre o Vidago Palace Hotel e pensar no que ainda tenho de trabalhar para conseguir dormir numa suite do mesmo!
Depois de passar a cidade virei à esquerda para Boticas, começando desde logo a planar junto ao Tâmega...
Depois de planar um pouco fui prendado com uma bela subida bem ao meu gosto, longa.
A subida tinha um pendente não muito elevado mas trouxe-me um ganho de 300mt's de altitude...
Fiz a subida em bom ritmo para aquecer bem o corpo e sentir o pulso ás pernas que têm tido mais descanso que o habitual e não estão como no verão!
Do alto da aldeia de Pinho até Boticas foi sempre a descer.
Aqui não parei, apesar de não conhecer a cidade o frio falou mais alto e segui sempre para voltar a aquecer um pouco!
A saída da cidade foi feita de maneira violenta com rampas de respeito, aqui e ali dando uma folga para puder soltar mais um pouco as amarras ás pernas!
A aldeia de Beça parecia estar sob ameaça de perigos molhados, mas como não seguiria para lá não me preocupou muito!
Logo que comecei a descer comecei a incomodar-me com o facto de não conseguir descansar a maquina fotográfica. Por varias vezes durante o dia o corpo não queria parar mas a cabeça...Ai a cabeça, pura e simplesmente ordenava para parar e registar uma foto.
Fotos essas que em muitos locais não espelham a beleza de alguns sítios como é o caso desta ponte sobre o Rio Beça.
Logo de seguida a primeira opção a ser feita durante o dia. Ou seguir em frente até Salto, Cabeceiras de Basto e depois apanhar a movimentada N103 até aos Pisões...Ou virar à direita pela solidão e pacatês das aldeias de Carvalhelhos, Carvalho, Lavradas e Atilhó até conseguir avistar a barragem do ponto mais alto possível!
Virei à direita. 
Antes de Alilhó uma paragem para mastigar algo e beber o primeiro gole de sumo...Há, e fotos!
Logo à frente da aldeia passei a barreira dos 1000mt's e o frio junto com o vento estavam a incomodar, tanto que nem registei a passagem por Alturas do Barroso.

Iniciei a descida no topo dos 1150mt's e logo aí parei de novo. O vicio da maquina não me largava e os meus olhos cintilavam completamente por tamanha qualidade de visões que estava a observar...
Daqui conseguia avistar a beleza no seu máximo da aldeia de Vilarinho de Negrões....Curioso como a aldeia resistiu milimétricamente à subida das águas!
Enquanto descia imaginava os copos de agua que teria a barragem naquele momento...Enganava-me a contar porque perdia o copo!!!
Pela primeira vez conseguia avistar o paredão da barragem, enormeeeeeeeee!!!
Momento de fazer um "yesss" ás escolhas que tinha feito!
Quase chegado à barragem propriamente dita, pensei: Ou passo o imenso paredão e aproveito para me sentir pequenino no mundo, ou viro à direita ignorando o chamamento e vou pelo lado mais obscuro e aproveito para me sentir grande ao pedalar por sítios tão macabros.
Direita novamente!
Bem, o que à pouco tempo atrás não me intimidava, naqueles momentos da passagem ao lado por Negrões, literalmente caiu-me em cima. Chuva! Muita chuva!
Fixe pensava eu...Vou continuar a dar uso aos euros investidos em roupa!

Ao passar em Morgade abrandou e o sol deu sinal da sua existência brindando-me com o lindo brilhar da estrada molhada!
Saí da aldeia rapidamente mas com nova paragem para fotos no que me parecia ser uma aldeia abandonada talvez de apoio à construção da barragem...Talvez!
Mais à frente: Esquerda----» Montalegre ou, Direita-----» Chaves!!
Chaves pela N103 na sua vertente mais calma com o espantoso movimento de carros....Uns 3!
A estrada era essencialmente descendente com esta e aquela subida curta só para fazer uso às mudanças todas!
Na parte mais alta da subida encontrava-se uma placa apontado para a esquerda. Serra do Leiranco!
Ainda pensei em fazer ciclocross mas a voz da inteligência segurou-me ao alcatrão.

Durante a descida pude ver Boticas de novo. Passei por Sapiãos e fiz uma paragem junto ao Rio Terva para voltar a comer e fotos!! Tinha visto alguma foto na net sobre uma lagoa ou açude de um padre...Seria aqui?!! Não vi o dono pelo menos!

Depois de Chaves voltei à movimentada N2 que teria de me levar até Vidago...A estrada é massacrante para a cabeça! Retas longas e com o seu fim pouco fácil de descortinar! Muitos emigrantes passaram por mim, certamente em direção ás suas famílias para a passagem desta época festiva!!

Mal avistei a cidade os meus olhos brilharam! Ainda bem que vou conseguir sair deste transito para estradas mais escondidas...
Nesta foto vê-se a Serra de Padrela por mim visitada na semana anterior e que de lá eu tinha conseguido avistar um belo zig-zag! Era mesmo para lá que eu ia....
Não sem antes registar a "teoria da evolução"! Burro, Cavalo(ao fundo) e a bicicleta! Quem está a tirar a foto não conta.
Não, não tem mar nem marisco....Mas tem petisco!
Passei ao lado de Valoura por uma bela estrada muito, muito e muito desconfortável e me fizeram suplicar pela minha Fox em vez de uma froquete de carbono! Parti-me todo neste bocado com cerca de 1klm!
Avistei então o que me tinha feito pedalar tanto...Este zig-zag ascendente!
Bem que subida dura! O frio, o constante aquece e arrefe-se foi fazendo moça nas pernas e ás tantas tive de parar e disse muito desiludido para a subida: "Pensei todo o dia em ti e tu agora vais empenar-me? ahhh?! dassss"!!
Não me venceu e no topo fiz como as crianças e deitei-lhe a língua de fora em tom de gozo!

Daí até Pedras foi sempre a descer, tempo ainda para cruzar a antiga linha de comboio pelo mesmo sitio que tinha feito na semana anterior e ainda ouvi eco da palavra que me ficou na memória dita pelo Figueiras no fim do sucesso de um trilho: "yesssss"!!!
Não resisti a uma visita ao que muito desejava, o parque de Pedras Salgadas. Um pequeno tesouro do nosso Portugal que em tudo é lindo lindo lindo! Aqui ficam as fotos possíveis até ao fim das pilhas.



E pronto, as pilhas deram parte fraca e as fotos ficam por aqui. Foram apenas 130!

Fica aqui o registo do percurso feito para os curiosos e não curiosos----»»»  O prazer no seu estado natural
143klm's depois estava de regresso com cerca de 2400m's acumulado.

Muito melhor que estes números foi sem duvida o terminar em grande de um ano começado já quase a meio em cima de dois pneus fininhos que belos sítios me mostraram...Sem duvida alguma foi o passeio mais belo até à data feito em cima dela e também o mais doloroso para os meus "periféricos", muito por culpa de ajustes feitos e não testados ao selim.

Este ano não deve sair mais à rua porque vai descansar um pouco e saborear tanto como eu estes belos locais pisados por nós... Estou feliz.

1 comentário:

  1. Boas Kezia...! :)

    Mais um belo registo para a tua conta pessoal..! PARABÉNS pelo empeno/empenho que tens tido nas bikes e obrigado por partilhares as tuas voltas.
    Essas fotos deixam um certo gosto/vontade aqui à minha pessoa, pena é faltar alguma coisa(e não é vontade).!

    Muitos Parabéns por mais um ano em grande nas pedaladas, continua assim, continua a contemplar-nos com estes belos relatos que tenho tanto gosto em acompanhar.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar