domingo, 8 de dezembro de 2013

Visita a Jales e Murça com os irmãos Favaios

Há uns tempos que tinha surgido a ideia de ir de novo até Jales. A conversa decorreu na rede social e estavam convidados os elementos do Ceva e também estaria aberto a que fossem mais alguns amigos! Como parte do Ceva está em estágio invernal resolvi convidar alguns Kézia e também se juntou o Rui! Foi cedo que nos fizemos à estrada para Vila Pouca de Aguiar e a neve brilhava na estrada e nos telhados das casas... Um belo cenário visto de dentro do carro!
À chegada e enquanto preparavamos as bicicletas o Rui puxou dos seus galões e presenteou-nos com uns pães quentinhos, manteiga e também café a escaldar. Entretanto chegavam os irmãos Favaios que também se juntaram à festa! O Tico e o Indy também começavam a apreciar as qualidades dos Kézia, qualidade essa que foi desaparecendo ao longo do dia mas já lá vamos.
 
O arranque foi rápido por entre os caminhos rurais lá na aldeia de Jales e por entre uns espigueiros bem conservados. Nesta altura o cuidado era muito quando se via alguma pedra a reluzir!
As calçadas entretanto começaram a aparecer no meio dos campos e enquanto se ia pedalando em esforço, iam-se discutindo as recentes obras literárias e a polémica causada. O Sérgio que nos foi acompanhando mais atrás via-se grego para nos aturar! A dado ponto achei melhor ir chatear o Zé que seguia sempre na frente, ao que parece tem melhor sentido de orientação que o irmão.
Na aldeia de Barrela começou a "barrela" ao vinho que os locais tinham para ajudar ao lanche na apanha da azeitona. Diz o Rui que são "azeitoneiras"!
Quando passávamos uns comprimentos de "bom dia" rapidamente deram num: "há vinho?".... A resposta foi positiva e mesmo com a frescura da manhã lá bebemos uns copinhos de tinto acompanhados por duas de treta com as mulheres, sim porque os homens estavam todos entretidos com o pau na mão! O Indy tentava a todo o custo tirar uma foto ao Zé, fazendo crer que ele é parecido com o Major. 
O andamento continuava rápido, às vezes até demais para a minha actual forma física, e os mais de 25klm's com uma toada descendente por entre carreiros passaram a correr. Apenas houve duas paragens para furos do Tico! Ainda antes da descida para a calçada romana de Murça ele parou outra vez para dar ar...
Tinha lido uns relatos deles sobre a calçada que estava para vir. Estava ansioso por ver!
A principio vi as pedras a brilhar e fiquei com receio de um tombito, mas também pensei que se caí-se certamente a pedra não seria aspera para arranhar os cromados. Uns com mais cuidado, outros mais soltos fomos descendo aquele belo conjunto de pedras com umas paragens aqui e ali a tentar registar o melhor momento!
A descida terminou numa ponte sobre o Rio Tinhela num estado de conservação fantástico. Aqui o Tico desviou-se bem de uma armadilha! 
Após um rápido repasto iniciamos a subida, coisa para pouco mais de 1klm, sempre sentados para não correr o risco de um embate com o chão!
Depois de a barriga ficar cheia desta calçada romana estávamos em Murça e nem paramos. Os furos do Tico não deixavam margem para estar muito tempo parados! Ainda nem sabíamos o resto que estava para vir...
 
Cruzamos a N15 e viramos para uma subida que se foi revelando longa e em alguns pontos mais puxadinha na inclinação mas o piso foi ajudando à progressão e também as vistas pelo meios dos olivais ajudou imenso a que aquele bocado mais duro passasse rápido! Pelo meio uma pequena lubrificação às bicicletas do Zé e também do Sérgio. Diz o Zé que a culpa foi de ir à frente a "abrir caminho", mas em casa pensei porque o Sérgio também precisou... Hum, devia ser de ir a "fechar caminho" :D :D
A ascensão até à R314 ainda teve mais um episódio ainda contou com mais um furo do Tico e também por um momento em que passamos por dois cães, um deles havia falecido à pouco enquanto o outro cavava um buraco para lhe fazer o funeral. À nossa passagem ele exaltou-se um pouco para proteger o seu amigo... Muito mais tranquilo com as amizades que vou fazendo fiquei eu quando o Indy me disse que não fazia aquilo por mim!
 
Descemos para a localidade de Jou num trilho que queimou parte das nossas pastilhas deixando os discos em brasa... Tinha lido sobre isso, mas pensei que era um expressão. Afinal era a realidade do mundo do ferodo!!
Este local era fresco que chegue e o sol aqui é coisa que não assiste muito, basta uma foto para comprovar o estado do terreno.
Até Tresminas um estradão florestal serviu para ir alongando o grupo e uma passagem por entre umas coníferas fez mais uma vitima. Desta feita foi o incauto Paulo que tem uma tendência a problemas mecânicos derivados de niglegência grosseira! Resolvido o problema fizemos a aproximação à aldeia com uma visita ao anfiteatro que se está a construir e à capela também do tempo romano muito bem conservada.
Enquanto nos entretinhamos nas visitas o Zé foi-nos alertando para um pequeno "calo", como ele disse, que tínhamos de vergar agora. Foi bem interessante e já quase no topo parei para tirar uma foto! Movimento usado ultimamente para disfarçar o cansaço... O Rui também já vinha a pedir o subsidio naquela subida!
 
Já não faltaria muito para eu fazer uma revisita a um local. Mais uma ponte que para sempre me ficou na memória pela sua construção e também o pequeno vale que a rodeia também! Penso que foi em 2010 que cá passei pela primeira vez. Nesta ponte muitos momentos foram registados entre eles este pequeno vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JsTf7PcuZus
Faltaria apenas mais uma subida para chegar a Jales de novo, uma subida curta e bem colorida por entre as cores dos castanheiros e carvalhos despidos pelo Outono.
Bem e num pequeno troço rolante em que seguia ao lado do Zé um bocado escondido na erva atirou-me ao chão de uma maneira muito violenta como à muito não me lembrava de cair. Foi um susto valente para o corpo ainda a recuperar de outras intervenções! Felizmente não aconteceu nada à bicicleta :D :D
Atrás esqueci-me de referir um episódio que aconteceu quando numa curva o pneu de trás saiu, virou ao contrário tirando a câmara fora e fazendo a jante andar de rastos. Incrivelmente foi só voltar a montar tudo e recompor do susto! Quando houver fotos mostro, contado é difícil acreditar.
Quase a chegar ao final ainda o Rui rebentou com a corrente originando mais uma paragem. Belo dia este no que a avarias diz respeito!
E com isto chegávamos ao final já perto das 16h bem satisfeitos com o percurso feito e com a companhia dos nossos anfitriões. Eles propocionaram-nos 58klm's de caminhos, trilhos, carreiros, singles track's....Sei lá, apenas puro prazer no que ao btt diz respeito! Quem gosta de se divertir em cima da bicicleta é pegar no carro e meter o track no gps... Apenas temos a agradecer o que nos mostraram e também a paciência para com tantos furos do Tico :D :D
 
Ainda nos arranjaram um local para tomar banho no desportivo da terra que soube muito bem e sempre nos deixou mais limpos para ir comer umas carnes à tasca de lá. Em boa hora nos dirigimos lá pois além dos petiscos serem bons e bem servidos, também a maneira como eles vinham ter à mesa era bastante agradável! Muito melhor que a senhora que nos queria servir o bacalhau caseiro em Penafiel... Já para não falar nos 27euros pagos para alimentar 7maramanjos!
Aqui fica o percurso feito: http://app.strava.com/activities/99092641

Sem comentários:

Enviar um comentário