quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pinocada no Nariz do Mundo

O tempo na semana passada não estava a facilitar qualquer projecto para o dia de sábado e por isso resolvi perguntar aos Pinoco para onde iam andar de manhã. Era suposto chover de tarde por isso a opção sensata seria uma volta por perto de casa sem grandes aventuras! O Domingos disse-me que iam para o Nariz do Mundo e eu fiquei reticente mas lá aceitei. A única vez que lá tinha ido não tinha boas memórias e com esta previsão de mau tempo temia que fosse igual mas decidi ir ver!
Ás 7h da manhã o despertador toca e a vontade de ficar no quente quase me pregou à cama mas lá segui viagem sozinho até Cabeceiras onde me encontrei com eles. Um pouco mais à frente numa estrada mais esburacada um descuido do Vítor deu logo num pneu rebentado! Muitos engenheiros à volta da obra para mudar o pneu, mas trabalhadores com experiência eram poucos...
 
Quase à chegada ao restaurante Nariz do Mundo que seria o nosso ponto de partida já se avistava neve e algum sol também. Imaginei a minha volta para o dia de hoje caso chovesse... Ir ali tirar umas fotos, vir comer para o restaurante e ia embora como um gaio dos novos! Basicamente aconteceu isto tudo só que ainda fizemos mais de 45klm's.
O arranque foi meio trapalhão por entre os caminhos rurais mas a abundância de "gps's" não ajudou à navegação além da muita água no caminho que escorria e deixava as pedras bem polidas... Gosto muito daqueles carreiros, foi pena não estarem secos! O andamento estava a ser uma seca e segundo o presidente aquilo não era muito normal, mas também não era estranho. Encontrei aqui irmãos dos Kézia que de manha andavam sempre a pastar e na parte da tarde aceleravam bem! O resto do dia iria confirmar ou desmentir isto...
À medida que íamos subindo um pouco pelo meio dos vales a aproximação da neve ia-se fazendo notar e aí começam as máquinas a disparar a grande velocidade e também as crianças vão-se soltando para brincar. Na passagem por este marco geodésico paramos para umas fotos e também alguma conversa mais animada! Hoje não estava nos meus dias de falar muito, devia ser do frio que me congelou os poucos neurónios.
Interessados em andar mais um pouco estavam dois bravos que eu já conhecia de outras andanças, o Joaquim Silva e também o João. O Quim fala em 300klm's como eu falo de 4500D+ e o João tinha de ter uma conversa com ele porque dos episódios que o vi não tinha ficado com grande impressão dele, quer dizer, pelo menos positiva! Felizmente foi só a impressão porque o homem até é bom tipo.
O percurso foi-se desenrolando circundando uns vales, descendo uns corta fogo e também ficou marcado com a passagem pelo mesmo marco geodésico no espaço de 10minutos. Claro que eles nem notaram que era um "cromo repetido" e festejaram como se tivessem encontrado uma nota de 500€ :D :D
Às tantas quando cruzávamos um ribeiro começa a chover e sem piedade durante uns 15minutos. Foi o bastante para nos deixar ensopados e fazer com que pensássemos no regresso rápido!
E assim foi, pelo melhor caminho contorna-mos uns vales fazendo algumas subidas pelo meio bem puxadinhas. Felizmente a chuva deu tréguas e conseguimos aquecer um pouco!
Os últimos klm's foram feitos por estrada e embora com a navegação confusa chegamos em segurança e quase todos juntos. O percurso escolhido a meu ver deixou um bocado a desejar mas estou certo que foi apenas um percalço e no futuro vão-me presentear com muito melhor! Muito melhor ao género do almoço que estava à nossa espera, não sem antes termos direito a banho quente no restaurante. O almoço bem temperado e regado em força foi das melhores coisas que aconteceu durante o dia :D :D Nunca pensei vir a dizer uma coisa destas, mas lá que foi fixe isso foi.
Agradeço o convite ao Domingos e também a todos obrigado pela companhia durante este dia divertido!
Mais fotos aqui: https:DomingosGouveia/album
Também um vídeo: http://vimeo.com/84536215#at=0

Sem comentários:

Enviar um comentário